09/02/2012

População está insatisfeita com funcionamento da Justiça, diz estudo

A maioria dos goianienses (78,10%) não gostam do funcionamento geral do judiciário em Goias. Em relação aos advogados da capital, o índice sobe para 88,80%. Os dados fazem parte de um levantamento feito pelo Instituto Serpes, a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), divulgado nesta quinta-feira (9).

A pesquisa “Avaliação do Poder Judiciário de Goiás 2012” foi realizada no mês de janeiro desse ano.
Foram entrevistadas pessoalmente 503 pessoas entre moradores, servidores do Judiciário, advogados inscritos na OAB-GO, juízes e promotores públicos. O objetivo era abordar um público que se relaciona com o Poder Judiciário.
O atendimento nos fóruns ou juizados estaduais também foi avaliado e o desempenho foi mais uma vez negativo. Mais de 70,8% dos advogados se disseram insatisfeitos com o tratamento recebido, bem como das acomodações e da espera. Declaram-se satisfeitos (27,2%) e muito satisfeitos (2%), 29,2% dos entrevistados.
Horário do Judiciário
Um dos problemas apontados no levantamento é a reprovação da população e dos advogados à mudança de horário do Tribunal de Justiça de Goiás, que é das 13h às 19h. Segundo 71,4% das pessoas e 88,1% dos advogados entrevistados, o novo horário do vai piorar o funcionamento da administração do Judiciário.
Segundo o presidente da OAB-GO, Henrique Tibúrcio, o estudo serve para mapear uma discussão que sempre foi embasada em opiniões contrárias e favoráveis ao novo horário de funcionamento do TJ-GO. “Esses números são bastantes seguros e ajudarão quem tem de tomar uma decisão”, afirma.
Tibúrcio comenta que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) chegou a decidir por unanimidade pela volta do horário antigo, mas o cumprimento da decisão teria sido adiado devido à discussão sobre as atribuições do próprio Conselho. “Agora que o papel do CNJ já foi confirmado, espero que a decisão venha com bastante rapidez”, diz o presidente.
De acordo com a assessoria de comunicação do Tribunal de Justiça de Goiás, nesta sexta-feira (10) deve ser apresentada uma pesquisa técnica feita pela Secretaria de Gestão Estratégica, oposta à da OAB-GO/Serpes, no que diz respeito ao horário de funcionamento do TJ. Segundo o TJ-GO, esse estudo é de caráter técnico e não apenas opinativo e comprovariam que os dados da Ordem não correspondem à realidade.
Fonte:G1